Cidadania e Ação Social

A Secretaria de Cidadania tem a responsabilidade de garantir a formulação e implementação das políticas de assistência social no município. Atuando na defesa das minorias e auxiliando a população com iniciativas que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida.

Rua do Progresso, nº 700, Centro – Tel.: (11) 4820-8200 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

 

E-mail: scas@riograndedaserra.sp.gov.br

 

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

É uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais, locais da política de assistência social. Dada a sua capilaridade nos territórios se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

– Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família

– Bolsa Família e Renda Cidadã

– LOAS

– Ação Jovem

– BPC – Benefício de Prestação Continuada

– SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos

Rua Aurélio de Figueiredo nº195, Centro (na rua da Escola Cassiano Ricardo) – Tel.: (11) 4820-1764 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

 

CREAS – Centro Especializado de Assistência Social.

É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

• Programa da Mulher em Situação de Violência

Rua José Maria Figueiredo, 575 – Centro – Tel.: (11) 4821-2506 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

 

 

Conselho Tutelar

É um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta.

Rua Prefeito José Carlos Carlson, nº347, Centro  – Tel.: (11) 4820-1973 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

 

 

Casa da Acolhida (Casa Abrigo) – Rua Prefeito Cido Franco, nº315, Jardim Maria Paula – Tel.: (11) 4826-9970 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.