Cidadania e Ação Social

A Secretaria de Cidadania tem a responsabilidade de garantir a formulação e implementação das políticas de assistência social no município. Atuando na defesa das minorias e auxiliando a população com iniciativas que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida.

Rua do Progresso, nº 700, Centro – Tel.: (11) 4820-8200 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

E-mail: scas@riograndedaserra.sp.gov.br

 

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

O Centro De Referência de Assistência Social de Rio Grande da Serra  com a finalidade de aprimorar os serviços conta atualmente com várias ações, serviços e projetos á ofertar ás famílias em vulnerabilidade acompanhadas pelo equipamento:

PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família

Visa orientar as famílias em vulnerabilidade quanto a direitos, encaminhar a programas e projetos, apoio na viabilização de documentos civis, realiza visita domiciliar, realiza ações nos territórios, orienta quanto a concessão de benefícios emergenciais, realiza palestras temáticas com foco nos problemas enfrentados pelas famílias, promove  a reflexão e o empoderamento das famílias quanto ao seu desenvolvimento, insere as famílias nos serviços e orienta quanto ao acesso de outros serviços da rede.

Os programas sociais oferecidos pelo CRAS são:

– Bolsa Família e Renda Cidadã

– LOAS

– Ação Jovem

– BPC Loas

– BPC Escola

– Criança Feliz

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para vários segmentos:

Gestantes – com encontros mensais

Crianças de 0 á 6 anos todas as terças-feiras, das 09 ás 11hs e das 14 ás 16hs.

Crianças de 7 á 14 anos – todas as terças das 09 ás 11hs e das 14:00 ás 16hs em parceria com projeto tigrinho, também nas quartas das 09 ás 11hs.

Jovens de 15 á 17 anos – quintas-feiras das 09 ás 11hs

Idosos – todas as sextas -feiras das 09 ás 11hs atividades esportivas e recreativas em parceria com projeto tigrinho e das 14 ás 16hs com atividades lúdicas e manuais.

Projeto de Inclusão Produtiva

Também conhecido como “CASA DE CURSOS” forma anualmente mais de 100 pessoas capacitando-as para gerar a própria renda, trazendo autonomia, empoderamento e geração de renda, além disso, para o ano que vem estão propostas oficinas mensais e workshop para facilitar a empregabilidade com um treinamento básico de como elaborar currículo, se portar em entrevista etc. além disso no CRAS as famílias cadastradas no CADÚNICO se inscrevem no programa progredir do governo federal e se cadastram em sites de emprego.

Os cursos ofertados atualmente são: bordado, inglês, crochê simples e avançado, maquiagem (parceria com fundo social), e  corte e costura.

Para 2018 temos a previsão de atender toda a demanda da fila de espera desses e outros cursos tais como; manicure, cabeleireiro, francês, espanhol, depilação, cesta de jornal e boneca de eva, quando encerrar a fila de espera abriremos novas inscrições.

Obs.: em caso de fila de espera a prioridade será das famílias em vulnerabilidade á critério de assistentes sociais.

Rua  Santa Branca, nº24, Jardim Santa Tereza – Tel.: (11) 4820-1764 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

CREAS – Centro Especializado de Assistência Social.

É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

• Programa da Mulher em Situação de Violência

Rua José Maria Figueiredo, nº 575, Centro – Tel.: (11) 4821-2506 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

Conselho Tutelar

É um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta.

Rua Prefeito José Carlos Carlson, nº347, Centro  – Tel.: (11) 4820-1973 / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

Casa da Acolhida (Casa Abrigo) – Informações: 11- 4820-8010