Vacinação contra gripe começa pelos idosos
Este ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe em todo o país. A imunização começou no dia (10) para profissionais de saúde e estará disponível aos idosos (com mais de 60 anos) a partir da semana que vem, no dia 17 (segunda-feira). Em Rio Grande da Serra, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) das 8h às 16h.
A campanha acontece, oficialmente, de 17 de abril a 26 de maio e a vacinação para os grupos de risco (como gestantes e doentes crônicos) será liberada por etapas. O calendário oficial prevê ainda que seja realizado, dia 13 de maio, o ‘Dia D’, ocasião em todos, dentro das indicações, devem ter recebido a dose. Para evitar o que aconteceu o ano passado, quando o vírus começou a se espalhar muito cedo, o Ministério da Saúde optou por antecipar a campanha o quanto antes, desta forma, acredita-se que o paciente está protegido, antes do Influenza estar em circulação.
Público-alvo
Da mesma maneira que nos anos anteriores, o Ministério da Saúde determinou que quem deve tomar a vacina são gestantes, as mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica, ou seja, todas as pessoas que tomam algum remédio todo dia para trata diabete, asma, obesidade, colesterol alto, por exemplo. Além disso, o Ministério incluiu novos públicos-alvo como os professores da rede pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas para receber a vacinação.
Imunização
De acordo com especialistas, a importância de se imunizar é de que além de você se prevenir, evita quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte. Uma vez que, novos estudos mostram que o vírus Influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas.