Rio Grande da Serra tem importante redução na taxa de mortalidade infantil

Dados divulgados pela Fundação Seade, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, mostram que a taxa de mortalidade infantil em Rio Grande da Serra, que em 2014 era de 18,1 caiu para 8,5 em 2015, uma redução significativa. Este índice refere-se ao número de óbitos, de crianças menores de um ano, para cada 1.000 nascidas vivas.

Para o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, a conquista desta redução é fruto de muito trabalho. “A redução da taxa de mortalidade se deve a melhora na realização dos exames pré-natal, no incentivo ao aleitamento materno, no maior número de consultas de pós-parto, no controle rigoroso da vacinação das crianças, no aumento do número de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Um fator que foi fundamental foi a alteração no atendimento de pré-natal de alto risco, que antes era feito em Ribeirão Pires, e passou a ser feito em nossa cidade, o que facilitou para as futuras mamães evitando o deslocamento das mesmas até o outro município. Além disso, implantamos uma maior agilidade na entrega dos exames padronizados, priorizando sempre as gestantes. Enfim, estamos cuidando de perto da saúde da nossa população”, afirmou Maranhão.

A taxa atingida por Rio Grande da Serra está dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 10 para cada 1.000 nascimentos. No último comparativo divulgado de Fundação Seade, referente a 2014/2015, na região do Grande ABC, apenas Rio Grande da Serra, Mauá e São Bernardo do Campo apresentaram queda neste índice, nos demais municípios a taxa de mortalidade aumentou.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000