Rio Grande da Serra celebra dia de São Sebastião

Data é feriado municipal

Na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, Rio Grande da Serra celebra o dia do seu padroeiro, São Sebastião. Celebrada pela Igreja Católica, a data é comemorada na cidade desde 1906 e teve início com o núcleo de trabalho das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei e do Padre Giuseppe Pisoni, que promoveram um amplo serviço de caridade na região.

A tradição de se realizar a Festa de São Sebastião todos os anos no município surgiu a partir da confeção da imagem do padroeiro por um andarilho anônimo. A celebração já passou por diversos formatos, mas sempre no mês de janeiro compreende o Novenário,  e os festejos do dia do patrono (20 de janeiro), além de atividades diversificadas nos fins de semana. São Sebastião é considerado protetor contra a peste, a fome e a guerra.

Capela

A imagem do padroeiro de Rio Grande da Serra fica exposta junto à Capela de São Sebastião, localizada no centro da cidade e que foi foi erguida em 1611, por tropeiros que traziam sal de Santos para o Planalto. O local guarda a imagem de São Sebastião, esculpida em 1906, por um peregrino desconhecido que, após ser acolhido pela famíla Pandolfi, partiu deixando a imagem como forma de agradecimento. Na década de 70, a capela foi elevada a patrimônio histórico e, atualmente restaurada, é o marco zero da cidade. Antes da chegada da imagem, a mesma era conhecida como Capela de Santa Cruz, entretanto, passou a ser conhecida como Capela São Sebastião. Dia 20 de janeiro é considerado feriado em Rio Grande da Serra.