Saúde e Educação realizam palestra sobre prevenção a arboviroses para servidores municipais

Nesta sexta-feira (3), em ação conjunta da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde, servidores de ambas as pastas assistiram a uma palestra sobre prevenção a arboviroses – dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus -, que são ainda mais frequentes em períodos mais quentes como os do verão. A palestra, realizada no pátio da EMEB Zulmira Jardim Teixeira, foi ministrada por Vanessa Musa, que é veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Grande da Serra.
A palestrante explicou em detalhes sobre as arboviroses, abordando as formas de transmissão das doenças e o ciclo de reprodução do mosquito vetor, o Aedes Aegypt, além de ter reforçado sobre a importância da prevenção à sua proliferação: “Apesar de nossa cidade ser considerada pelo Estado uma zona livre de arboviroses devido ao baixo número de casos, sempre precisamos nos preocupar com a prevenção, evitando, principalmente, a reprodução do Aedes Aegypt. As doenças que eles transmitem são graves e podem levar à morte. Em caso de uma epidemia, o sistema de saúde pública seria sobrecarregado”, alertou Vanessa.
Entre os principais métodos de prevenção, ela destacou o cuidado que todos devemos ter com o acúmulo de água parada nas residências e empresas em objetos como vasos, pneus, garrafas, entre outros, e ainda ressaltou a necessidade da destinação correta do lixo doméstico, que quando descartado em locais impróprios também pode possibilitar a reprodução dos vetores das arboviroses.
Em momento direcionado aos profissionais de educação, Vanessa recomendou uma série de atividades a serem praticadas em sala de aula, com o objetivo de educar as crianças de forma lúdica sobre a prevenção às arboviroses.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000