Prefeitura investe em programa de formação e aperfeiçoamento de profissionais da Educação Municipal

Uma das metas da Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, é investir na formação continuada dos educadores para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas municipais. Para elaborar o plano formativo da rede para 2022, foi realizado um diagnóstico nos meses de novembro e dezembro de 2021.
O plano de formação continuada, elaborado a partir dos dados obtidos, tem como objetivo instrumentalizar os educadores com conhecimento teórico e viabilizar a transposição para a prática pedagógica em sala de aula, garantindo intencionalidade educativa nas atividades propostas.
Nos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano foram ministrados três cursos, e agora, nos dias 3 e 4 de março foram oferecidos mais dois cursos para os educadores da rede de ensino municipal. Essas aulas fazem parte de um rol de 8 cursos que serão realizados durante o primeiro semestre dentro do calendário escolar. Todos os educadores participaram de todas as oficinas, em seu horário de trabalho.
Confira o conteúdo de cada curso:
O cuidado como denominador humano
Sinopse:
As relações de cuidado entre adultos e crianças como determinantes a seu pleno desenvolvimento psicofísico. O cuidado transcende a promoção da saúde e do bem-estar da criança: ele se traduz também em práticas da comunicação essencial e na atividade autônoma da criança.
Para que educar: encontrando um lugar para a escuta e para o protagonismo infantil
Sinopse:
O valor da infância como tempo e oportunidade de estruturação das máximas qualidades humanas. O papel da escuta como ferramenta para conhecer e intervir. O protagonismo como base na construção da autonomia.
A centralidade da criança na construção da rotina
Sinopse:
Articular as necessidades das crianças com a habilidade dos educadores em criar ambientes positivos para o seu desenvolvimento; e administrar o tempo a partir dos ritmos infantis.
O brincar com a natureza, poesias nos quintais e na escola da infância
Sinopse:
O brincar como modo privilegiado da criança integrar-se ao mundo. Um olhar sobre a estética dos ambientes lúdicos e a natureza como recurso.
A importância da leitura na prática pedagógica na escola da infância
Sinopse:
Uma reflexão sobre o papel do livro e da literatura no desenvolvimento infantil e uma análise sobre os saberes que envolvem a leitura.
O ateliê como inspiração para a ambientação dos espaços
Sinopse:
A criatividade como resultado de oportunidades concretas de interagir com materialidades e materiais dispostos com intencionalidade no ambiente.
O olhar para a criança e a fotografia como recurso do “transver”
Sinopse:
A fotografia como extensão do olhar do professor, seu valor no cotidiano, como forma de resgatar momentos e de recriar sentidos.
Saúde: A Lei Lucas sua aplicação
Sinopse:
Contextualização da Lei Lucas e treinamento prático.