Prefeitura de Rio Grande da Serra homenageia professor Ricardo Castelucci com denominação de EMEB na Vila Niwa

A EMEB da Vila Niwa, em Rio Grande da Serra, ganhou nova denominação nesta quarta-feira (25/05/2022). Passou a se chamar EMEB Professor Ricardo Francisco Castelucci, em homenagem ao ex-funcionário público estadual e ex-secretário de Educação e Cultura do município. Para simbolizar a mudança, foi realizado um ato no pátio da escola, com a inauguração da placa com o nome do homenageado pelo prefeito de Rio Grande da Serra, acompanhado da viúva Rosemeire Ferreira, e dos filhos Monica, Marisa, Lethycia e Bruno, além da secretária de Educação e Cultura, vereadores, demais autoridades, familiares, amigos, pais e alunos.

“É muito importante valorizar a nossa história por meio da homenagem às pessoas que fizeram a diferença em nossa cidade. O professor Ricardo foi um homem valoroso e religioso, sempre lutou por uma educação digna e de qualidade. Muitas vezes, usou seus próprios recursos para o benefício das crianças e adolescentes. Como professor e diretor de escola, orientou e direcinou muitos dos homens e mulheres que fazem parte de nossa sociedade”, afirmou o chefe do Executivo.

Em sua fala em homenagem ao pai, o filho Bruno Francesco Castelucci, que veio da Inglaterra especialmente para a solenidade, lembrou de uma declaração do professor Ricardo: “Seja bom e justo esse é o caminho. Esteja rodeado de pessoas boas, cuide e lhes dê amor incondicional. Estenda sempre a mão a quem precisar e nunca espere nada delas cada pessoa tem o seu tempo”, disse.

BIOGRAFIA – Ricardo Francisco Castelucci nasceu em Santo André, em 24/12/1954, filhos de imigrantes italianos que se mudaram para Rio Grande da Serra no fim do século XIX. Terminou o ensino fundamental, em 1965, no Grupo Escolar Rio Grande da Serra, onde hoje é a EE Cassiano Ricardo. Em 1977, formou-se no curso de matemática e ingressou no magistério. Trabalhou em diversas escolas no município.

Em 1980, formou-se em pedagogia e, após concurso público, ingressou como docente efetivo na EE Cassiano Ricardo. Em 1994, assumiu a direção da escola, ficando até 1999. Em 2000, foi designado para diretor na EE Marisa Afonso Salero, em Ribeirão Pires, retornou em 2002, como vice-diretor na EE Cassiano Ricardo, e em, 2005, é nomeado secretário de Educação em Rio Grande da Serra. No mesmo ano, assumiu o cargo de assessor de gabinete do Dirigente Regional de Ensino, na região de Mauá, ficando lá até sua aposentadoria em 2016. O professor Ricardo faleceu em 10/04/2019, após anos de luta contra um câncer na bexiga.