Nota Oficial – Esclarecimento sobre vídeo que circula nas redes sociais sobre Setor de Transporte Eletivo – SUS

A Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, informa que tomou conhecimento do vídeo que circula desde a manhã deste sábado (2) nas redes sociais da região sobre o atendimento no Setor de Transporte Sanitário Eletivo – SUS. O vídeo se trata de uma paciente que supostamente teria ido a óbito por falta de atendimento de urgência e emergência na cidade.

Em contato com o Setor de Transporte, foi informado à Secretaria de Saúde que receberam um chamado sobre o óbito de uma senhora, sem identificação do paciente ou endereço, e a orientação informada pela equipe foi a de que, para óbitos em residências, sem médico que ateste o óbito, é necessário contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e depois se dirigir à delegacia policial da região para lavrar o Boletim de Ocorrência para comunicar o falecimento. De acordo com os procedimentos, após esse registro, peritos vão até o local da morte e acionam a remoção do corpo pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) – em caso de aparente morte natural – ou pelo Instituto Médico Legal (IML).

O Transporte Sanitário Eletivo é destinado ao deslocamento programado de pessoas para realizar procedimentos de caráter não urgente e emergencial, no próprio município de residência ou em outro nas regiões de saúde de referência. O atendimento eletivo não requer assistência médica dentro de um reduzido espaço de tempo.

Essa modalidade de transporte é voltada ao usuário que demanda serviços de saúde e que não apresenta risco de morte, nem necessidade de recursos assistenciais durante o deslocamento. Este deve ser realizado por veículos tipo lotação: micro-ônibus, vans, embarcações etc.

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido e se solidariza com a dor da família.