Enfermeiros de Rio Grande da Serra concluem curso de capacitação para tratamento de ISTs – infecções sexualmente transmissíveis

Enfermeiros da Saúde Municipal de Rio Grande da Serra concluíram nesta semana uma série de uma capacitações focadas em prevenções e tratamentos para ISTs – infecções sexualmente transmissíveis. O curso foi ministrado pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenadoria de Controle de Doenças – CVE VII – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Santo André. Além dos profissionais de Rio Grande da Serra, participaram enfermeiros de Ribeirão Pires e Mauá.
O treinamento foi dividido em três etapas: na primeira foram realizados os cursos on-line da plataforma de educação permanente TELELAB com os temas Diagnóstico de HIV (15 horas); Diagnóstico de Hepatites Virais, (15 horas); Infecções Sexualmente Transmissíveis e Cuidados na Execução de Testes Rápidos (30 horas); Diagnóstico de Sífilis (15 horas); Avaliação Externa de Qualidade dos Testes Rápidos (16 horas).
Já a segunda etapa foi presencial, em que foram abordados temas refentes a testes rápidos para ISTs, no SAE – Serviço de Atenção Especializada – de Ribeirão Pires, explanados por profissionais capacitados pelo Estado, com carga horária de 8 horas.
Na última etapa foi realizado um curso prático de testes rápidos no CRS – Centro de Referência em Saúde – de Mauá, com carga horária de 8 horas.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000