De forma inédita, Prefeitura de Rio Grande da Serra repassa R$ 4,5 milhões para as APMs das escolas municipais

Prefeito realizou a entrega simbólica do cheque nas EMEBs da cidade

A Prefeitura de Rio Grande da Serra repassou, pela primeira vez na história do município, recurso para a Associação de Pais e Mestres (APM). A verba beneficia as nove unidades escolares com R$ 4,5 milhões para o custeio, implantação de programas educacionais, material permanente, reforma e manutenção da unidade escolar. O chefe do Executivo realizou a entrega simbólica do cheque nas EMEBS da cidade.

“Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Rio Grande da Serra repassa recursos diretamente para as escolas. Entendemos que é fundamental valorizá-las, dando maior autonomia para que cada uma possa atender suas necessidades específicas. Por isso, determinei que os recursos devem ser destinados diretamente às unidades escolares. Com essa verba, elas terão autonomia para cuidar da escola, dando conta das manutenções com mais celeridade, desburocratizando a gestão destes espaços”, afirmou o prefeito de Rio Grande da Serra.

As EMEBs beneficiadas são: Prefeito José Carlos Arruda, Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, Vereador José Olímpio da Silva, Recanto Infantil Madre Maria de Jesus, Padre Giuseppe Pisoni, Joaquim da Silva – Tio Kita, Pinguinho de Gente, O Pequeno Príncipe e David Barbosa da Silva. O recurso é disponibilizado em três parcelas que chegam às escolas nos meses de fevereiro, abril e junho. Cada escola recebe um valor específico, de acordo com a quantidade de alunos, o diagnóstico das necessidades apresentado pela escola para a Secretaria de Educação e Cultura, bem como diretrizes da SEC.

“A APM é uma das formas de participação da comunidade na administração escolar. Trata-se de uma ferramenta de gestão democrática criada a fim de colaborar com a direção da unidade, auxiliando-a atingir seus objetivos educacionais, além de representar e dar luz às demandas da comunidade escolar”, explicou a Secretária de Educação e Cultura.

COMUNIDADE ESCOLAR – A APM é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que, juntamente com a direção da escola, elabora um plano de trabalho, no define em quais segmentos serão aplicados os recursos. Nesse documento, é definido onde será investido o recurso como, por exemplo, ações pedagógicas como passeio a museus ou outros espaços educacionais; pequenas manutenções como a troca de lâmpadas, torneiras ou conservação do parquinho; ou aquisição de bem permanente, como a compra de mesas e cadeiras.

A convocação para eleição de novos membros ocorre sempre no início do ano letivo. Os pais que não fazem parte da diretoria executiva ou do conselho fiscal podem participar das reuniões e sugerir melhorias nas escolas, mas não tem direito a voto. “É fundamental que a comunidade escolar participe das assembleias, acompanhe o quadro de prestação de contas e leve suas sugestões e demandas para a APM. O aprimoramento contínuo da Educação depende de todos – governo, profissionais, pais e responsáveis”, complementa a secretária de Educação e Cultura.

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