Ambulatório T em Rio Grande da Serra

-Sabia que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo? Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) e da ONG Transgender Europe (TGEU), além de ainda não possuir, atendimento acolhedor e respeitoso.
-A Política Nacional de Saúde LGBT é um divisor de águas para as políticas públicas de saúde no Brasil e um marco histórico de reconhecimento das demandas desta população em condição de vulnerabilidade. É também um documento norteador e legitimador das suas necessidades e especificidades, em conformidade aos postulados de equidade previstos na Constituição Federal e na Carta dos Usuários do Sistema Único de Saúde. Sua formulação seguiu as diretrizes de governo expressas no Programa Brasil sem Homofobia, que foi coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e de Direitos Humanos (PNDH 3).que atualmente compõe o Programa Nacional.
-Dessa política Nacional que é composta por um conjunto de diretrizes cuja operacionalização requer planos contendo estratégias e metas sanitárias e sua execução requer desafios e compromissos das instâncias de governo, especialmente das secretarias estaduais e municipais de saúde surge a necessidade do atendimento especializado e humanizado da população Trans e Travesti, assim, aderindo a essa política, o Município de Rio Grande da Serra, participando de discussões regionais de saúde, institui o Primeiro Ambulatório T na cidade, que passa a funcionar a partir de 20 de abril, assim, nossa população trans e travesti, poderá contar com uma alternativa que oferece um atendimento humanizado, com atendimento ambulatorial que inclui desde consultas e exames de rotina, até encaminhamento para tratamento psicoterapêutico e para adequações corporais do Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do IPq-HCFM/USP, assim como do serviço do Ambulatório de Endocrinologista do Hospital de Clínicas de São Paulo.
A partir do dia 20 de abril, serão realizados atendimentos para a população trans e travesti do município. O Ambulatório T, funcionará na UBS Central – Rua Prefeito Cido Franco, 500, Vila Arnoud – RGS
As consultas devem ser previamente agendadas e ocorrerão sempre as terceiras quintas-feiras de cada mês, no período da tarde.