Meninos já podem ser vacinados contra HPV em Rio Grande da Serra

 

A partir deste ano, o SUS (Sistema Único de Saúde) passa a disponibilizar doses da vacina contra o HPV gratuitas para os meninos entre 12 e 13 anos. Em Rio Grande da Serra, a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), tanto para meninos, quanto para meninas. A meta na cidade é vacinar 866 meninos na faixa etária especificada. Para as meninas, a vacinação já fazia parte do calendário de rotina na rede pública de saúde.

Todas as UBS´s aplicam a vacina, entretanto, é importante lembrar que a UPA é uma Unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência e, portanto, não realiza a vacinação.

Para receber a dose, basta procurar a UBS mais próxima da sua casa, levando a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina deve ser tomada em duas doses, com o intervalo de seis meses.

A vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) previne o desenvolvimento de verrugas genitais e também doenças graves relacionadas aos vírus, como cânceres  de pênis, ânus e garganta.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000