Blog

WhatsApp Image 2017-11-17 at 13.02.43
17 nov
0

Ingredientes saudáveis são destaques da merenda de Rio Grande da Serra

Com legumes, verduras e frutas frescas, além de leite integral, enriquecido com ferro, carne bovina, macarrão, frango, variados tipos de pães e biscoitos, sucos, achocolatados e gelatinas, o cardápio da merenda das creches, EMEB´s e do EJA de Rio Grande da Serra tem por objetivo oferecer uma alimentação saudável e balanceada a todos os alunos. Elaborado por nutricionista, as refeições são preparadas de acordo com a idade e com o tempo de permanência dos estudantes nas referidas unidades de estudo.

Outra preocupação do DAE – Departamento de Alimentação Escolar do município é com relação às crianças que precisam de alimentação específica, como por exemplo, as com intolerância a lactose e as diabéticas que contam com cardápios personalizados à suas necessidades, conforme indicação médica.

De acordo com a nutricionista da Secretária de Educação de Rio Grande da Serra, Tamires Cristina de Oliveira, ensinar o que é uma alimentação saudável e adequada é tão importante, quanto ensinar qualquer outra disciplina. “A missão de ensinar a criança a comer corretamente deve envolver pais, professores e nutricionistas. Estratégias educativas devem ser enfatizadas para assegurar a formação de hábitos alimentares saudáveis nas escolas e para prevenir doenças futuras doenças crônicas”, explicou.

Os pais e interessados que quiserem acompanhar, diariamente, o que é servido nas escolas da rede municipal podem acessar o site da Prefeitura, por meio do link http://www.riograndedaserra.sp.gov.br/s…/educacao-e-cultura/
e ter acesso ao cardápio da merenda detalhado por faixa etária. O cardápio referente ao mês está disponível no site.


Veja mais
liquidacao
17 nov
0

Rio Grande da Serra realiza 3º Feirão de Modas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico da Prefeitura de Rio Grande da Serra promove nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o 3° Feirão de Modas do município. Com o objetivo de reunir produtos de lojistas da cidade em um mesmo espaço, o evento será realizado nas dependências da Emei Central (Rachel Silveira Monteiro).

De acordo com o Secretário da pasta, Gilvan Mendonça, a iniciativa faz parte das ações de geração de emprego e renda. “O Feirão tem como objetivo levar a população os itens das lojas participantes a preços justos e produtos de qualidade, ao mesmo tempo, que fortalece os empreendimentos locais”, explicou.

O Feirão é voltado exclusivamente para os negócios da moda e reúne, em média, dez empreendimentos, que disponibilizarão confecções femininas, masculinas, infantis, plus size, acessórios, bolsas e calçados. Além disso, segundo a organização do Feirão, haverá desfile de moda nos dias 23 e 25 às 15h.

 

SERVIÇO

O 3º Feirão de Modas de Rio Grande da Serra acontece nos dias 23 e 24 e 25 de Novembro, das 10h às 19h na Emei Central, que fica localizada na Rua José Maria de Figueiredo, 435- Centro.

Veja mais
novembro-azul
17 nov
0

Saúde e Esporte juntos em ação de prevenção pelo Novembro Azul

No dia 25 de novembro, a Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Esportes e Lazer estarão realizando um jogo amistoso entre pais e filhos em comemoração ao Novembro Azul – mês de conscientização à prevenção do câncer de próstata.

Na ocasião, a Secretaria de Saúde contará com especialistas que farão uma pré-avaliação da saúde dos participantes. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Suzenete Carlis, os pacientes que precisarem de uma avaliação mais completa serão encaminhados para a UBS, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, para realização de exames preventivos.

Além das orientações sobre o câncer de próstata, serão realizados no local testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis.

O jogo amistoso entre pais e filhos será realizado, no próximo sábado (25), a partir das 9h no Estádio do Teixeirão.

Veja mais
saude
16 nov
0

Rio Grande da Serra implanta Projeto Saúde na Escola

Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra, esteve na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) José Carlos Arruda, localizada no bairro Santa Tereza, para a implantação do Projeto Saúde na Escola, que faz uma avaliação da saúde dos alunos da rede municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Suzenete Carlis, os profissionais fazem a medição do peso e da altura das crianças, uma avaliação da saúde bucal, um teste oftalmológico para detectar alguma dificuldade visual e uma checagem da situação da carteira de vacinas.

Orientados pelo dentista Dr. João Morgan, que fez uma palestra aos alunos como devem ser os cuidados diários com os dentes, os alunos da Emeb José Carlos Arruda foram os primeiros a receber o projeto, porém, o ‘Saúde na Escola’ passará por todas as unidades de ensino da rede municipal.

Veja mais
abertura
13 nov
0

Homenagens marcam abertura 14º Congresso de História

Dra. Gisela Leonor Saar e Professor Dr. José de Souza Martins receberam o merecido reconhecimento

A abertura do 14º Congresso de História do Grande ABC, que aconteceu, hoje (10), no anfiteatro do Complexo Educacional Primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira, em Rio Grande da Serra, foi marcada por homenagens a dois personagens que sempre contribuíram para a realização do evento: a Dra. Gisela Leonor Saar e o Professor Dr. José de Souza Martins.

Além dos homenageados, a solenidade contou com autoridades e representes das entidades organizadoras, tanto do município, quanto da região. Marcaram presença a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Professora Marilza, os Secretários Municipais, Helenice Arruda (Educação e Cultura) Gilvan Mendonça (Desenvolvimento Econômico e Turístico) e Claudia Paranhos (Verde e Meio Ambiente), além do vereador Akira.

Em seu discurso, a vice-prefeita Professora Marilza, destacou a importância de reviver memórias e conhecer a história. “Precisamos saber de onde viemos e para onde vamos. Desejo que este Congresso seja muito produtivo para todos os participantes e que vocês sirvam como multiplicadores das ideias que aqui serão debatidas”, pontuou.

Já a Secretária de Educação e Cultura, Helenice Arruda, agradeceu o empenho de todos para a realização desta edição. “É a segunda vez que Rio Grande da Serra sedia este Congresso, é uma honra para nós receber todos do Grande ABC. Bem-vindos e que os nossos três dias sejam regados de muito trabalho com responsabilidade”, completou.

Tema

“O Grande ABC que o ABC desconhece’’ é o tema do 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, que acontece entre 10 e 12 de novembro. O evento conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem por objetivo estimular a reflexão em torno da preservação da memória regional e de valorizar a riqueza histórica.

Entre temas que serão discutidos estão: “O ABC no imaginário artístico e literário nacional”, “Patrimônio: diálogos intermunicipais e regionais”, “Arqueologia das águas”, “Região: Para onde vamos? Que futuro teremos?”, “Memória e Patrimônio Religioso”, “Turismo Regional”, “Paisagem Industrial”, “Mapa dos caminhos ao longo do Vale do Rio Grande” e “Movimentos populares: a memória de quem faz história”.

Além de palestras e debates, o Congresso contará com performances artísticas, passeio turístico pelo município e outras atividades. Durante os três dias de evento, haverá a presença de historiadores, filósofos, jornalistas, professores, memorialistas e grandes nomes do meio acadêmico e histórico da região do ABC. O encontro é aberto a todos.

Serviço:

14º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC

Tema: O Grande ABC que o ABC desconhece

Dias 10, 11 e 12 de novembro

Local: Anfiteatro do Complexo Educacional Primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira

Endereço: Av. Dom Pedro I, s/nº – Centro //Rio Grande da Serra

www.consorcioabc.sp.gov.br

Veja mais
capela
07 nov
0

Rio Grande da Serra recebe 14º Congresso de História do Grande ABC

Município sediará o encontro entre os dias 10 e 12

 “O Grande ABC que o ABC desconhece’’ é o tema do 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, que acontece entre 10 e 12 de novembro, em Rio Grande da Serra. O evento conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o objetivo de estimular a reflexão em torno da preservação da memória regional e de valorizar a riqueza histórica.

As reuniões preparatórias começaram em junho do ano passado e contaram com a participação de memorialistas, pesquisadores, estudantes e munícipes que puderam contribuir com ideias para o evento. Município mais jovem do ABC, com 53 anos, Rio Grande da Serra sedia o Congresso pela segunda vez. Em 2002, a cidade já havia sido palco do encontro regional.

Entre temas que serão discutidos estão: “O ABC no imaginário artístico e literário nacional”, “Patrimônio: diálogos intermunicipais e regionais”, “Arqueologia das águas”, “Região: Para onde vamos? Que futuro teremos?”, “Memória e Patrimônio Religioso”, “Turismo Regional”, “Paisagem Industrial”, “Mapa dos caminhos ao longo do Vale do Rio Grande” e “Movimentos populares: a memória de quem faz história”.

Além de palestras e debates, o Congresso contará com performances artísticas, passeio turístico pelo município e outras atividades. Durante os três dias de evento, haverá a presença de historiadores, filósofos, jornalistas, professores, memorialistas e grandes nomes do meio acadêmico e histórico da região do ABC. O encontro é aberto a todos.

 Clique aqui para se inscrever.

 

Serviço:

14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC

Dias 10, 11 e 12 de novembro

Local: Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira

Endereço: Av. Dom Pedro I, s/nº, Centro, Rio Grande da Serra.

 

Veja mais
5f625b96-8fba-4f8e-afd7-879cd5353911
01 nov
0

Servidores da Saúde são capacitados para acolher usuários do SUS

Os servidores municipais da área da Saúde participaram, nesta terça-feira (31), de um treinamento de capacitação profissional. O tema abordado no evento foi “Acolhimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

A abertura do treinamento foi feita pela vice-prefeita, Professora Marilza, que destacou a importância de se receber quem chega a nossa rede pública. “Não se trata só de humanização, já que isso deve fazer parte da rotina de qualquer profissional da área da Saúde, mas se trata de “abraçar” o paciente para que ele se sinta amparado e confiante que terá profissionais qualificados e preparados para um bom atendimento. Com certeza, este novo modelo de acolhimento fortalecerá toda nossa rede de Saúde”, pontuou Marilza.

Já a palestrante, Simone Sierra, que é Mestre em Ciências da Reabilitação e Coordenadora de Residência Multiprofissional em São Bernardo do Campo, objetivou o acolhimento na Atenção Básica. “A capacitação é essencial para dar instrumento e condições técnicas aos servidores estarem aptos para atuar em cada situação e, como consequência, prestar um melhor atendimento”, explicou.

O encerramento do treinamento de capacitação, que durou dois dias, aconteceu, nesta quarta-feira (01), e contou com a presença do prefeito Gabriel Maranhão, que em seu discurso fez questão de ressaltar que acredita que “o caminho para melhoria da rede pública da Saúde municipal seja a descentralização dos serviços e a humanização. “Vamos investir na prevenção e o acolhimento é o primeiro passo neste processo”, pontuou. O evento contou com Ivis Paganini como palestrante do segundo dia da capacitação dos servidores da Saúde.

Veja mais
diabetes
01 nov
0

Campanha de Diabetes de 14 a 17 de novembro

A Prefeitura de Rio Grande da Serra realiza, no período de 14 a 17 de novembro, Campanha de Diabetes, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes celebrado em 14 de novembro. Realizado em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, o evento contará com teste de glicemia capilar, avaliação do pé diabético, grupo diabético, orientações sobre cuidados sobre o tema.

Histórico

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (Federação Internacional do Diabetes) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. Entretanto, a data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225, sendo o dia escolhido, por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Veja mais
23114771_1578399228892060_752188716_n
01 nov
0

Merenda escolar tem cardápio balanceado elaborado por nutricionista  

Preparado por nutricionista, o cardápio das creches, Emeb´s (Escolas Municipais de Ensino Básico) e dos integrantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Rio Grande da Serra tem por objetivo oferecer uma alimentação saudável e balanceada a todos os alunos. As refeições são elaboradas de acordo com a idade e com o tempo de permanência dos estudantes nas referidas unidades de ensino.

Os cardápios contam com legumes, verduras e frutas frescas, além de leite integral, enriquecido com ferro, carne bovina, macarrão, frango, variados tipos de pães e biscoitos, sucos, achocolatado e gelatina.

Outra preocupação do DAE – Departamento de Alimentação Escolar é com relação às crianças que precisam de alimentação específica, como por exemplo, as com intolerância a lactose e as diabéticas que recebem cardápios personalizados.

De acordo com a nutricionista da Secretária de Educação de Rio Grande da Serra, Tamires Cristina de Oliveira, ensinar o que é uma alimentação saudável e adequada é tão importante, quanto ensinar qualquer outra disciplina. “A missão de ensinar a criança a comer corretamente deve envolver pais, professores e nutricionistas. Estratégias educativas devem ser enfatizadas para assegurar a formação de hábitos alimentares saudáveis nas escolas e para prevenir doenças futuras doenças crônicas”, explicou.

Os pais e interessados que quiserem acompanhar, diariamente, o que é servido nas escolas da rede municipal podem acessar o site da Prefeitura, por meio do link http://www.riograndedaserra.sp.gov.br/s…/educacao-e-cultura/
e ter acesso ao cardápio da merenda detalhado por faixa etária. O cardápio referente ao mês de novembro já está disponível no site.

Veja mais
biblioteca 2
01 nov
0

Biblioteca de Rio Grande da Serra possui vários atrativos para alunos da região

 

A Biblioteca Municipal de Rio Grande Serra, além de função básica de abrigar, um acervo com 6.000 livros, é um local diferenciado já que é ponto turístico do município por abrigar o histórico Bondinho da década de 30, ao mesmo tempo, que a mantém um moderno Centro de Robótica.

Por todas estas características, a biblioteca recebe, semanalmente, dezenas de visitantes, principalmente estudantes da região, que por algum motivo, chegam ao CREB (Centro de Referência Básica em Educação) para aperfeiçoar seus conhecimentos. São alunos do SENAC de Santo André (com que Rio Grande mantém parceria), das Escolas Estaduais como Carlos Guariento, Cassiano Ricardo e particular como Cristo Rei, em visitas monitoradas.
“A biblioteca é o coração do Creb, todas as demais atividades estão interligadas a ela. Receber os estudantes durante as visitas monitoras é uma honra para nós. É o incentivo tão necessário, nos dias de hoje, para as gerações futuras”, pontuou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helenice Arruda.
Além da estrutura fixa, o acervo da Biblioteca Municipal conta com material da Biblioteca Circulante, Gibiteca, sala com recurso áudio/visual, acesso aos computadores, revistas e periódicos. O prédio do Creb abriga além da Biblioteca Municipal fica localizada na rua do Progresso 253, no Centro e abriga também, a Sede da Secretaria de Educação e Cultura do município.

Veja mais
1236912