Blog

21919469_1599693463416029_1513451446_n
25 set
0

Rio Grande da Serra firma parceria com Estado para Projeto Guri de educação musical

O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, anunciou a parceira do município com o Governo do Estado de São Paulo para implantação de um núcleo do Projeto Guri na cidade.

O Projeto Guri é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. O programa oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. “Vamos levar arte e cultura para toda a juventude de nossa cidade”, enfatizou o Prefeito Gabriel Maranhão ao anunciar a parceira.

A parceria entre Rio Grande da Serra e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, foi firmada ontem (20), em reunião entre o prefeito Gabriel Maranhão e o Secretário Estadual de Cultura, José Luiz de França Penna, em São Paulo, encontro este, intermediado pelo Coordenador Regional do Partido Verde, Paulo Bio.

Números

De acordo com o Governo do Estado, mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Veja mais
WhatsApp Image 2017-09-25 at 14.26.38
25 set
0

Resultados da segunda rodada da Copa Futsal Sub 17

Promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio Grande da Serra, teve início, no sábado (16), a 1ª Copa de Futsal Sub 17 da cidade. Direcionada aos atletas nascidos em 2000 e 2001, a competição contará com três rodadas, sendo que a semifinal está prevista para o dia 14 de outubro e a final no dia 21 de outubro.

Na segunda rodada da 1ª Copa de Futsal Sub 17, a equipe do Santa Tereza empatou em 6×6 com a equipe do Grêmio Valentina; já o Parque América ganhou de 6×2 do Unidos da Vila; o Projeto Tigrinho perdeu de 1×8 Vila Figueiredo e o Sesi empatou em 2×2 com o Vila São João.

A próxima rodada acontece no sábado (30), com os jogos realizados na Quadra Municipal, que fica localizada na rua Prefeito Cido Franco, s/nº, Centro, com entrada gratuita, sendo as partidas realizadas no período da manhã, a partir das 8h30.

Veja mais
mortalidade
19 set
0

Rio Grande da Serra registra redução na taxa de mortalidade infantil pelo terceiro ano consecutivo

 

“Maior controle dos exames de pré-natal e o aumento do número de consultas nas UBS foram ações decisivas para melhora da taxa”

Há três anos consecutivos, Rio Grande da Serra registra queda na Taxa de Mortalidade Infantil, de acordo com dados divulgados pela Fundação Seade, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Em 2014, o número apresentado foi de 18, 1, já em 2015, a cidade registrou 8,6 e em 2016 caiu para 3,3 para cada 1.000 nascidos vivos. Com este novo índice, a cidade passou a ocupar a posição de primeira colocação entre as cidades do Grande ABC, com a taxa menor.

Para o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, a conquista desta redução é fruto de muito trabalho. “A redução da taxa de mortalidade se deve a melhora na realização dos exames pré-natal, no incentivo ao aleitamento materno, no maior número de consultas de pós-parto, no controle rigoroso da vacinação das crianças, no aumento do número de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Um fator que foi fundamental foi a alteração no atendimento de pré-natal de alto risco, que antes era feito em Ribeirão Pires, e passou a ser feito em nossa cidade, o que facilitou para as futuras mamães evitando o deslocamento das mesmas até o outro município. Além disso, implantamos uma maior agilidade na entrega dos exames padronizados, priorizando sempre as gestantes. Enfim, estamos cuidando de perto da saúde da nossa população”, afirmou Maranhão.

Padrão OMS

Desde 2015, a taxa atingida por Rio Grande da Serra está dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 10 para cada 1.000 nascimentos.

Veja mais
saud
18 set
0

Saúde promove reunião para lideranças

 

Foi realizada, ontem (11), no anfiteatro do Complexo Educacional Primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira, uma reunião promovida pela Secretaria da Saúde, voltada às lideranças da comunidade, com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos pela rede pública de saúde da cidade. O encontro foi marcado por explanações dos profissionais da área, que apresentaram dados técnicos e os desafios enfrentados diariamente no atendimento à população. Entre os temas abordados no encontro foram: UBS – Unidade Básica de Saúde, Central de Vagas, Farmácia e distribuição de medicamentos, Serviço Social, Sistema de Transporte, Gestão do Sistema de Saúde, CAPS, Vigilância à Saúde e UPA.

Na ocasião, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, agradeceu a presença de todos os convidados eclesiásticos, lideranças de bairros, representantes de entidades, e também, do secretariado municipal, dos vereadores e da vice-prefeita, Professora Marilza, que marcaram presença no evento. Além disso, o prefeito enfatizou que: “Temos um grande desafio na Saúde e precisamos unir esforços para enfrentar está situação e melhorar nossa gestão. Estamos aqui de mãos estendidas para podermos trabalharmos juntos neste sentido. Os números que foram apresentados aqui nos mostram que teremos muito trabalho, mas se otimizarmos os gastos e tornarmos o sistema eficiente, com cada ‘peça’ atuando em favor do todo, tenho certeza que conseguiremos aperfeiçoar nosso sistema de saúde”, pontuou Maranhão. Por fim, o prefeito parabenizou a toda equipe da Saúde pela iniciativa e afirmou que esta, seja a primeira de muitas reuniões, com este propósito.

Veja mais
foto-EJA
18 set
0

Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com inscrições abertas.  

 

Os interessados em participar do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2018 podem procurar a Secretaria de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra para efetuarem suas matrículas.

A Secretaria de Educação fica na rua Jean Lieutaud, 309, no Jardim Santa Tereza (em frente a E.E. Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira) e o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 9h às 16h.

Este ano, o EJA conta com duas turmas de 20 alunos e tem por missão alfabetizar estes 40 jovens e adultos, até a conclusão do curso, no final do ano. “O EJA é uma oportunidade única para quem quer mudar de vida, aprender a ler e estudar, não importa em qual idade. É fundamental para resgatar a autoestima e incentivar na formação pessoal e profissional de nossos munícipes”, explicou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helenice Arruda.

De acordo com a Secretaria de Educação será fornecido transporte aos alunos participantes que residam nos bairros mais distantes do Centro.

Veja mais
11
18 set
0

Projeto Skatescola está com vagas abertas

A 2ª edição do projeto “Skatescola, Superando Obstáculo” está com 80 vagas para crianças e adolescentes, entre oito e 17 anos, de ambos os sexos, que estejam obrigatoriamente matriculados na rede pública de ensino.

O projeto acontece na Pista Municipal Sandro Dias Mineirinho, no Centro de Rio Grande da Serra, e as aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, para quatro turmas de 20 alunos, sendo duas turmas formadas por alunos entre oito e 12 anos e duas turmas para alunos entre 13 e 17 anos. Além da obrigatoriedade de estar em escola pública e de estar dentro da faixa etária determinada, é preciso que os pais ou responsável assinem uma autorização para admissão no projeto.

“Skatescola, Superando Obstáculos” é um projeto realizado pela Associação Aprisco de Rio Grande da Serra e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Unipar Indupa, que oferece aulas de skateboard pelo período de um ano, gratuitamente, aos jovens de áreas carentes de Rio Grande da Serra.

De acordo com a organização, os participantes recebem kit lanche composto por uma barra de cereal e água após todas as aulas, camiseta do projeto e todos os equipamentos necessários – skate e itens de segurança – são disponibilizados pelo projeto.

As aulas são ministradas por dois professores com ampla experiência na modalidade, sendo que, nesta edição, a metodologia é justamente fornecida pelo padrinho da pista, o hexacampeão mundial de skate Sandro Dias Mineirinho. O projeto visa ensinar fundamentos básicos da modalidade olímpica – integrará o evento a partir de 2020 em Tóquio, Japão -, tanto de forma teórica quanto prática, mas não se restringindo apenas à atividade desportiva em si. São ensinadas questões transversais ao esporte, de fundamental importância para as crianças e adolescentes, como disciplina, respeito ao próximo, importância do cuidado com o espaço público e outros assuntos que envolvam cidadania. Além disso, os professores apresentam outras carreiras possíveis no skate, como a de cinegrafista e produtor esportivo.

Durante os 12 meses de duração, o projeto realizará dois campeonatos para os alunos e alguns convidados, para que possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas, servindo de estímulo para que prossigam treinando. As datas ainda não estão definidas.

O projeto, que está entrando em seu segundo semestre, ainda conta com vagas abertas para novos alunos. Os interessados devem ir à Pista Municipal de Rio Grande da Serra, às terças ou quintas-feiras, retirar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade, preenchê-los, juntar uma cópia do RG e entregar ao coordenador do projeto, Fernando Novaes, que fará a triagem dos inscritos. Se o interessado preencher os requisitos, ele será imediatamente admitido no projeto. A equipe do “Skatescola, superando obstáculos – 2ª edição” confirmará se o aluno está devidamente matriculado na escola em que ele declarar. Caso não esteja ou caso abandone a escola no decorrer do projeto, sua vaga será cedida para candidatos inscritos na lista de suplência. A Pista Municipal de Skate  – Sandro Dias Mineirinho, fica localizada na Praça da Bíblia, s/n° – ao lado da estação de trem de Rio Grande da Serra.

Veja mais
quadra (2)
15 set
0

1ª Copa de Futsal Sub 17 começa neste sábado em Rio Grande da Serra

 

Promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio Grande da Serra, tem início, neste sábado (16), a 1ª Copa de Futsal Sub 17 da cidade.

Voltada aos atletas nascidos em 2000 e 2001, a competição contará com três rodadas, sendo que a semifinal está prevista para o dia 14 de outubro e a final no dia 21 de outubro.

A 1ª Copa de Futsal Sub 17, conta com oito equipes participantes: Cruzeiro, Parque América, Projeto Tigrinho, Sesi, S.E. Santa Tereza, São João, Unidos da Vila e Vila Figueiredo.

Todos os jogos da Copa serão realizados na Quadra Municipal, que fica localizada na rua Prefeito Cido Franco, s/nº, Centro, com entrada gratuita, sendo as partidas realizadas no período da manhã, a partir das 8h30.

Veja mais
2017voltabarcdlargmasc
12 set
0

Rio Grande da Serra integrou Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD 2017

No último domingo (10), a 20ª Volta Ciclística do Grande ABCD´2017 percorreu as ruas da região contando com a participação centenas de atletas. A largada aconteceu às 8h em Paranapiacaba e os cliclistas passaram por Rio Grande da Serra, por meio da SP 122. Já a chegada aconteceu, em Diadema, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, com um percurso total de 105,5 km.

De acordo com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Rio Grande da Serra, o evento contou com o apoio da Polícia Militar local, da Polícia Rodoviária e de Agente da Defesa Civil.  “Não houve interferência significativa no trânsito da cidade. A passagem dos atletas transcorreu sem nenhuma anormalidade”, afirmou o Secretário municipal, Coronel Renan de Oliveira Corte Brilho.

A 20ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD´2017 tem organização e realização da Federação Paulista de Ciclismo e patrocínio da Pirelli. O apoio do Governo do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, dos sete municípios da região – Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A prova teve como vencedoras as equipes São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto, no masculino, e Funvic Brasil Pro Cycling/São José dos Campos, no feminino.

 

Veja mais
crianca
06 set
0

Lançamento projeto Criança Feliz

 

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Cidadania e Ação Social da Prefeitura de Rio Grande da Serra promoveu o lançamento do Programa Criança Feliz. O evento contou com a presença do prefeito, Gabriel Maranhão, que destacou a importância desta parceria, com o Governo do Estado, para ajudar no cuidado com das crianças do município, da gestação até os seis anos.

O Programa Criança Feliz tem por objetivo principal incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, por meio de visitas de monitores credenciados, que orientam como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também fornecem dicas de nutrição infantil. “Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir uma melhor alimentação, com valores nutricionais e aconselhamento saudável. Consequentemente, estas crianças terão uma perspectiva de vida melhor”, finalizou Maranhão.

Já a Assistente Social do Estado, Elizabeth Bento Souza, fez questão de elogiar a iniciativa do município. “Quero parabenizar Rio Grande da Ser por ter abraçado este projeto, que é bastante complexo e trabalhoso. Tenho certeza, que colheremos muitos resultados positivos com esta ação”, afirmou.

Veja mais
pppppppp
06 set
0

Vigilância Sanitária  intensifica fiscalização

Para prevenir possíveis riscos à saúde da população em Rio Grande da Serra, a Vigilância Sanitária, departamento da Secretaria de Saúde, tem intensificado o trabalho educativo e de fiscalização nos comércios de alimentos da cidade. Os comerciantes são orientados no sentido de adquirirem somente produtos com procedência comprovada, sob pena de apreensão das mercadorias irregulares e penalidades que vão, desde uma advertência, até interdição e multa.

Durante a inspeção, os fiscais verificam se os produtos que se encontram dentro do estabelecimento estão identificados com a rotulagem indicando procedência e data de validade. Nos produtos de origem animal é preciso que conste o selo do Serviço de Inspeção, que pode ser o ‘SIF’, ‘CISPOA’ ou ‘SIM’. Além destas informações, nas vistorias da Vigilância Sanitária são observadas às condições de higiene do local, condições das instalações e equipamentos, procedência dos produtos, manipulação, temperatura dos alimentos (que deve ser a mesma orientada pelo fabricante no rótulo), e outros detalhes, como utensílios e ventilação do ambiente.

“É extremamente importante que os comerciantes do ramo de alimentos sigam as normas da Vigilância Sanitária, diminuindo assim, o risco à saúde dos consumidores, oferecendo um produto de qualidade aos clientes. Agindo assim, o comerciante evita também sofrer as penalidades do Processo Administrativo Sanitário”, explica o Secretário de Saúde, Carlos Duarte.

Além disso, o secretário destacou que a participação da comunidade é importante neste processo, denunciando possíveis ameaças à saúde.

Para entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária está localizada na Rua Prefeito Cido Franco, 500 ou pelo telefone 4821-5001 e e-mail: vigilanciaasaude@riograndedaserra.sp.gov.br. O horário do expediente é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Veja mais
12369