Blog

26937207_1654232374642078_1887238401_o
16 jan
0

Município vacina 915 pessoas contra febre amarela na última semana

 

Durante a semana de 05 a 12 de janeiro deste ano, de acordo com dados do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretária de Saúde de Rio Grande da Serra, 915 doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas na cidade. Além disso, a Vigilância informou que desde 2016 até a presente data não houve registro da doença no município.

Prioridade

Já com relação à vacina, senhas serão disponibilizadas todas às sextas-feiras na UBS do Centro, somente para quem está com viagem marcada, para áreas de risco. Importante lembrar ainda que, a vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência para ‘fazer efeito’.  A vacina contra a febre amarela é aplicada na faixa etária dos nove meses aos 59 anos e, a partir dos 60 anos, é necessário uma avaliação médica, indicando sua aplicação.

Campanha

A Secretária de Saúde faz questão de esclarecer que está se organizando para promover a distribuição da vacina para toda a população, a partir do dia 03 de fevereiro, quando começa, a Campanha Estadual contra a Febre Amarela, em que participam ao todo 53 municípios do Estado, com a meta de vacinar 44.959 pessoas em Rio Grande da Serra. Além disso, “outro fator que consideramos importante e de orientação à população, é o uso de repelente constante”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Suzenete Carlis.

 

Veja mais
26782059_1710611418990899_1740890432_o
11 jan
0

Rio Grande da Serra integra campanha Estadual contra Febre Amarela

A Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra divulgou, hoje (11), que o município estará participando da Campanha promovida pelo Governo do Estado de São Paulo contra a Febre Amarela.

A mobilização estadual inclui 52 municípios e vai de 03 a 24 de fevereiro, quando toda a população deve ser vacinada. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Suzenete Carlis, “é uma medida importante para conter a expansão do vírus”. Entretanto, Suze fez questão de afirmar que os munícipes não precisam se preocupar, já que em Rio Grande da Serra, não foi registrado nenhum caso da doença.

Segundo dados divulgados, pelo Governo do Estado, a meta na cidade é de vacinar 44.959 pessoas. As Unidades de Saúde que estarão atendendo à população, durante a Campanha contra a Febre a Amarela, serão divulgadas até o final deste mês

Veja mais
26772187_1649293321802650_215185804_o
11 jan
0

CAPS passa a receber recursos do Ministério da Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra conquistou a habilitação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) pelo Ministério da Saúde para auxílio no custeio da unidade pelo Governo Federal, assim como, em participações em programas da entidade. Inaugurado em outubro de 2015, o CAPS da cidade, até então, era mantido apenas com recursos municipais.

Esta habilitação pelo Ministério da Saúde permite ao Centro realizar os procedimentos específicos e previstos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, assim como, de Materiais Especiais do SUS (Sistema Único de Saúde). Outra vantagem desta conquista, de acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Suzenete Carlis é a de receber recursos para custeio das ações e serviços de saúde e manutenção da própria unidade.

O CAPS integra a rede de atenção em saúde mental no SUS e está voltado ao cuidado, à reabilitação e à reinserção das pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.

Em Rio Grande da Serra, o CAPS fica localizado na rua José Maria de Figueiredo, 47, Vila Figueiredo. O horário de atendimento da unidade é de segunda à sexta das 7h às 17h.

Veja mais
logo_horus
11 jan
0

Saúde capacita funcionários da assistência farmacêutica

 

A partir do dia 15, funcionários da Secretaria da Saúde de Rio Grande da Serra, ligados ao departamento de Assistência Farmacêutica, passarão por capacitação profissional, visando um melhor desempenho em suas funções desempenhadas junto à secretaria.

O curso que a equipe fará será online, com duração de 8h, para aprimoramento do Programa Hórus – que é um sistema de informação na web, disponibilizado ao município, pelo Ministério da Saúde, para a gestão da Assistência Farmacêutica.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Suzenete Carlis, a iniciativa faz parte das ações de melhorar o atendimento à população de uma forma ampla e em toda rede. “Um funcionário bem treinado sabe como atender bem. No caso dos servidores da Assistência farmacêutica a capacitação do Hórus será de extrema importância para melhoria de controle do nosso estoque do que entra, saí e o que precisa a ser solicitado, o sistema faz esta gerencia inclusive da verba que vem do Ministério da Saúde. É mais uma maneira de acompanharmos a aplicação dos recursos quanto às medicações”, explicou a Suze.

Além disso, a secretária fez questão de ressaltar que a Secretaria de Saúde está passando por uma reformulação e que ela acredita que “quanto mais treinados e capacitados os funcionários forem, melhor a população será atendida na rede pública”, finalizou.

 

Veja mais
robotica (2)
21 dez
0

Curso de Robótica está com as inscrições abertas

 

O curso de Robótica Educacional oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra para estudantes 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental está com as inscrições abertas e tem vagas limitadas.

O projeto Robótica tem por objetivo promover a interação com instrumentos tecnológicos, de maneira que os alunos sejam capazes de criar, experimentar e compreender os mecanismos de funcionamento dos vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa além de auxiliar na construção do aprendizado adquirido em sala de aula dos conceitos multidisciplinares como física, matemática, geografia, entre outros, incentivando a prática de pesquisar novos conhecimentos e sempre se atualizar.

A matrícula deve ser realizada no CREB – Centro de Referência da Educação Básica, que fica localizado na Rua do Progresso, 251 – Centro. Os documentos necessários são: declaração escolar, cópias do comprovante de residência, cópia do RG ou da certidão do aluno e uma foto 3×4.

 


Veja mais
Projeto Atletas do Futuro
21 dez
0

Atletas do Futuro está com inscrições abertas para 2018

O Projeto Atletas do Futuro – uma parceria do Sesi com a Prefeitura de Rio Grande da Serra – está com as inscrições abertas. Os interessados em participar de aulas, duas vezes por semana, de futebol de campo, futsal ou voleibol, devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer e garantir sua vaga.

O Projeto Atletas do Futuro é destinado para alunos de 06 a 17 anos e os interessados em se inscrever devem procurar a sede da Secretaria de Esporte e Lazer, que fica localizada na Avenida: Jean Lieutaud, 545, no Jardim Santa Tereza. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4820-3812, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Veja mais
ambulancia
15 dez
0

Saúde pleiteia habilitação para aquisição de Ambulâncias tipo A

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande da Serra realizou a inscrição de proposta de projeto junto ao Ministério da Saúde para aquisição de veículos ambulância tipo A, através da PORTARIA Nº 3.388, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2017. De acordo com o porte populacional do município, foi possível a solicitação de recursos para a compra de 02 ambulâncias.

 

O Município agora aguarda a habilitação pelo Ministério para o recebimento dos recursos, que será realizada em portaria específica.

 

As ambulâncias serão de grande importância para o transporte ambulatorial da Saúde, destinado ao transporte por condição de caráter temporário ou permanente, de pacientes que não apresentem risco de vida, para remoção simples e de caráter eletivo, conforme classificação estabelecida pela Portaria nº 2.048/GM/MS, de 5 de novembro de 2002.

 

Veja mais
madre maria  depois
15 dez
0

Prefeitura investe na Educação

Visando proporcionar melhorias no ensino infantil do município, a Prefeitura de Rio Grande da Serra vem realizando importantes intervenções nas unidades municipais de ensino. Estão sendo beneficiadas as Emeb’s Recanto Infantil Madre Maria de Jesus no Parque América, David Barbosa da Silva na Vila Conde e a Casa Encantada no Jardim Encantado. Referidas unidades estão sendo contempladas com serviços de manutenção, adequação e reformas como pintura, revisão das partes hidráulica e elétrica, entre outros.
Ações como estas complementam importantes obras já executadas na educação, visto que o setor é uma das prioridades da administração municipal. A Prefeitura Municipal informa ainda que as demais unidades da Secretaria de Educação estão no cronograma de serviços e em breve também receberão manutenção. “Vamos continuar nos empenhando para proporcionar um ensino cada vez melhor para nossas crianças, pois é a qualidade da educação de hoje que determinará o tipo de cidadãos que teremos no futuro”, finalizou o Prefeito Gabriel Maranhão.

 

Veja mais
refis
08 dez
0

Última oportunidade do ano para quitar os débitos junto a Prefeitura

Negocie suas dívidas com a Prefeitura de Rio Grande da Serra até o dia 29 de dezembro, com até 100% de desconto sobre os juros e multas. O Programa de Parcelamento Especial da Prefeitura oferece descontos de até 100% sobre multas e juros de mora a quem está inscrito na dívida ativa do Município até 2016. É uma excelente oportunidade de aproveitar o 13º salário e, assim, começar o ano com as contas em dia.

O objetivo do programa é facilitar o pagamento de dívidas dos contribuintes e, também, reduzir a inadimplência com a Prefeitura, possibilitando o aumento da arrecadação municipal para a realização de investimentos necessários na cidade.

Para aderir ao REFIS basta comparecer ao Setor de Dívida Ativa situado na Rua do Progresso, 700 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelo telefone 4821-9532. Para agilizar o atendimento, deve-se levar o número da inscrição imobiliária (no caso de dívidas de IPTU), número da inscrição mobiliária (no caso de taxas, licença, ISS) ou o número de inscrição na Dívida Ativa. Se o contribuinte não tiver esses números, com o RG e CPF os débitos serão identificados pelos atendentes.

Aproveite, é a última oportunidade de chegar ao ano novo sem pendências!

Veja mais
ccc
06 dez
0

Defesa Civil de Rio Grande da Serra atua em simulado da Braskem no Jardim Encantado

 

A Defesa Civil de Rio Grande da Serra integrou um treinamento coletivo de segurança (simulado), nesta terça-feira (05), promovido pela empresa Braskem em parceria com o Corpo de Bombeiros, Cetesb, Samu e Cruz Vermelha, que contou com a evasão de moradores do bairro Jardim Encantado.

Para o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Coronel Renan de Oliveira Corte Brilho, a oportunidade do simulado foi bastante produtiva. “A atuação da Defesa Civil em casos como estes é essencial. Garantimos a integridade da comunidade e é nisso que concentramos nosso trabalho”, explicou.

Além do Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, também acompanharam o simulado a Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente, Claudia Paranhos e os vereadores Silvio Meneses, Toninho Correia e Akira.

Simulação

O treinamento reproduziu o combate a um vazamento de produto químico, causado após vandalismo em um trecho do etenoduto localizado na região. Este duto leva a matéria-prima eteno da unidade da Braskem no Polo Petroquímico do Grande ABC para a região da baixada santista e tem 55km de extensão.

O objetivo da iniciativa foi o de treinar e avaliar a equipe de brigadistas da empresa no atendimento a situações de emergências externas, além da atuação das demais instituições envolvidas, tanto no combate, quanto na retirada dos moradores da área afetada.

Veja mais