Vacina pentavalente está disponível nas UBS de Rio Grande da Serra

 

Nesta semana as UBS de Rio Grande da Serra receberam novas doses da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B.

A vacina é indicada para ser tomada aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforços quando a criança completar um ano e três meses de idade e também aos quatro anos com a vacina DTP – tríplice bacteriana.

Vale ressaltar que a DTP (reforço) ainda está em falta em toda a rede do SUS.

Nos últimos meses, houve falta da pentavalente em todo o país devido a problemas com uma remessa do antigo fornecedor. O Ministério da Saúde afirma está normalizando a distribuição aos poucos, e que já distribuiu metade das novas doses – de novo fornecedor – em todo o país.

Quais os cuidados devemos ter ao tomar a vacina pentavalente?

– Ao sentir febre média ou alta: é recomendado adiar a vacinação até a melhora dos sintomas para não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
– Crianças com riscos de hemorragias (hemofilia, trombocitopenia, uso de anticoagulantes, outros distúrbios de coagulação): pode ser utilizado via subcutânea.

Quem não pode tomar a vacina pentavalente?

– Crianças com sete anos ou mais de idade.
– Após reações em dose anterior, como moleza e palidez nas primeiras 48 horas, convulsões nas primeiras 72 horas, reações alérgicas nas primeiras duas horas e encefalopatia aguda nos primeiros sete dias após a vacinação.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000