Profissionais da Educação Municipal se reúnem nesta sexta (29) para mais uma etapa da elaboração do Currículo de Educação Municipal

Nesta sexta-feira (29), os profissionais da rede de ensino municipal de Rio Grande da Serra reuniram-se na EMEB Zulmira Jardim Teixeira, nos períodos da manhã e da tarde, com objetivo de dar continuidade à formulação do Currículo de Educação Municipal iniciada em outubro deste ano, e que será implementado no ano de 2020, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular e demais legislações pertinentes.
A reunião pedagógica engloba toda a comunidade escolar municipal, numa construção coletiva que avalia propostas de professores, diretores e demais profissionais da Educação Municipal.
A ação destaca-se justamente por dar a oportunidade da formulação do currículo aos professores e demais profissionais que vivem de perto o dia a dia com os alunos, o que vai ao encontro do que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, que afirmam que o currículo é constituído pelas “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, que buscam articular vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados”.
Ainda segundo as Diretrizes, tais conhecimentos são selecionados e transformados pela escola, para que possam ser ensinados. Ao mesmo tempo, eles contribuem com a formação ética, estética e política dos alunos e alunas. É fundamental que a escola expresse com clareza o que espera dos estudantes, buscando coerência entre o que prega e o que realmente ensina. As práticas pedagógicas devem ser intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas. O planejamento e a avaliação das ações pedagógicas devem considerar a Proposta Curricular da Rede, o Projeto Político-Pedagógico da escola e o próprio currículo.
De acordo com o artigo 26 da LDB, “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.
Base Nacional Comum Curricular
A Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e fundamental. Sua finalidade é traçar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos da educação básica, ao longo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.