Na Semana das Mulheres, outra grande mulher que fez e faz história em Rio Grande da Serra: Lenir Tressoldi, a Irmã Lenir

Seguindo com as homenagens pela Semana das Mulheres, hoje vamos contar um pouco da história de outra grande mulher que fez e faz história em Rio Grande da Serra: Lenir Tressoldi, a Irmã Lenir.

Lenir Tressoldi nasceu em 8 de julho de 1965 em Garibaldi, Rio Grande do Sul. Com apenas 8 dias de vida sua família se mudou para Santa Catarina, com o sonho de uma vida melhor em novas terras. Lenir é a terceira filha de uma família de seis irmãos. Trabalhou como agricultora até os 18 anos com sua família na zona rural do município de Dionísio Cerqueira, SC.

No pequeno vilarejo de Linha Arara cursou o ensino fundamental e participava ativamente nas atividades da comunidade cristã, catequese, grupo de jovens, grupos de fé e vida. Como muitos jovens de seu tempo, sentia no coração o desejo de algo mais daquela vivência cotidiana. Sonhava estudar e seu coração lhe despertou o desejo de ser religiosa e dedicar sua vida a serviço das outras pessoas.

Foi quando encontrou as irmãs franciscanas de Cristo Rei que trabalhavam na localidade. Recebeu delas a orientação e ajuda no discernimento vocacional. Em fevereiro de 1984 ingressou na casa religiosa para iniciar seu processo formativo com as irmãs na cidade de Campo Erê, SC.

Em 1988 veio para Rio Grande da Serra, onde continuou sua formação e serviço junto às comunidades e a Ação Social Cristo Rei. Permaneceu aqui por 9 anos até 1996. Retornando posteriormente em 2001, e permanecendo até o ano de 2004. Retornando novamente em 2011, dedicou-se nove anos trabalhando diretamente na gestão da Ação Social Cristo Rei no atendimento a crianças, adolescentes, famílias e idosos.

É graduada em serviço social com pós em administração e planejamento de projetos sociais. É religiosa professa há 31 anos, vivenciando a espiritualidade franciscana no seguimento a Jesus. Sua fé a leva a trabalhar intensamente no cuidado da vida das pessoas e da casa comum. E como ela sempre diz: “Jamais podemos deixar de acreditar na vida, de ter esperança, de sonhar um novo céu e uma nova terra”.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000