Março: Mês das Mulheres – Neusa Celi Tartuci, uma grande mulher que fez história e deixou seu legado em Rio Grande da Serra

Nascida em Osasco em 15 de maio de 1945, também conhecida como “Celi da APAE”, dedicou 25 anos da sua vida à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande da Serra (APAE). Celi faleceu em 1º de fevereiro de 2021.

Formada no Ensino Fundamental, tornou-se cidadã Riograndense em 1990, junto a seu marido, José Miguel Tartuci. Celi ocupou diversos cargos na Diretoria Executiva da Instituição, sendo presidente por várias vezes, conforme permitiu o Estatuto Social.

Mesma já na aposentadoria, Celi doou seu tempo e disposição à causa Apaeana, vendendo rifas em prol da Instituição, arrecadando cupons fiscais junto ao comércio local ou angariando doações para os eventos, além de realizar trabalhos exclusivamente voluntários e ser associada como contribuinte mensal com o carnê de doações.

Ao longo dos quase 30 anos de dedicação Celi construiu vínculos duradouros e uma família unida na causa com funcionários, colaboradores, familiares dos beneficiários dos serviços prestados, entre outros.

Todos que tiveram o privilégio da sua convivência guardam lembranças carinhosas, engraçadas, emocionantes, e uma grande lição de altruísmo, empatia e amor ao próximo.

O legado de uma mulher que com bravura e honestidade lutou pelo direito das Pessoas com Deficiência sendo peça fundamental para o crescimento e evolução da Instituição como constituída hoje, muito diferente do início dessa história nos tempos em que a APAE se encontrava em uma simples porta de garagem.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000