Março: Mês das Mulheres – Maria de Lourdes da Silva, uma grande mulher que fez história e deixou seu legado em Rio Grande da Serra

Maria de Lourdes nasceu em 2 de agosto de 1934 e faleceu em 3 de fevereiro de 2014. Foi casada com José Marcelino por 53 anos e foi mãe de 12 filhos. É natural de Campo do Meio, Minas Gerais, onde residiu até o ano de 1969, quando se mudou para São Paulo, na cidade de Santo André, e posteriormente para Rio Grande da Serra no ano de 1970.

Ainda em Minas Gerais, trabalhou em atividades agrícolas e como doméstica. Ao mudar-se para São Paulo, dedicou-se a atividades do Lar e na educação dos filhos. Sempre demonstrou grande preocupação com os mais necessitados, o que a tornou uma grande líder comunitária no Bairro Santa Tereza, onde ingressou nos trabalhos da Igreja Católica São Francisco de Assis.

Auxiliou na construção da igreja com atividades voluntárias e captação de recursos, foi líder da pastoral das crianças realizando atendimento às famílias, gestantes e crianças em situações de vulnerabilidade, com foco na desnutrição, alimentação alternativa e orientações relativas ao desenvolvimento infantil. Atuou como ministra da Eucaristia, realizando um trabalho de evangelização, com foco para acolhimento de pessoas enfermas que não apresentavam condições de frequentar a igreja com visitas semanais para acolher e alimentar a esperança desse povo.

Desenvolveu ainda trabalhos como catequista na evangelização de crianças, jovens e adultos, tendo como fruto desse trabalho a formação de dois padres do Bairro Santa Tereza: Francisco e Hamilton. Foi pioneira em muitas lutas para reivindicação de melhorias da qualidade de vida da comunidade.

Durante mais de 10 anos liderou a ação do almoço comunitário para as famílias carentes, no qual as famílias almoçavam na comunidade, e em consonância havia a realização da Campanha do Quilo, com a distribuição de cestas básicas, trabalho esse que ainda é realizado na comunidade.

Até hoje muitas pessoas têm a Dona Lourdes como referência de alguém que auxiliou para a melhora na qualidade de vida, que cuidou com carinho, amor e zelo das necessidades físicas e espirituais da comunidade.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000