Março: Mês das Mulheres – Gisela Leonor Saar, uma mulher que, literalmente, faz parte da história de Rio Grande da Serra

De origem alemã, a família de Gisela chegou em terras rio-grandenses em 1899. Advogada de sucesso, Dra. Gisela decidiu se tornar historiadora. Sua casa, primeiro ao lado da estação, depois no Jardim Maria Paula, tornou-se o principal centro cultural de Rio Grande da Serra. Por anos se constituiu, na prática, um museu e centro de estudos históricos. Ali foram realizadas reuniões do Gipem – Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC -, onde Dra. Gisela recebia estudantes e pesquisadores interessados na história da cidade.

Uma das principais ações de Dra. Gisela Leonor Saar foi impedir a derrubada da histórica capela de São Sebastião e, num segundo momento, lutar pela sua reconstrução, garantindo-a como um dos principais bens histórico-culturais da cidade de Rio Grande da Serra.

Dra. Gisela Leonor Saar foi a principal realizadora do 7º Congresso de História do Grande ABC, sediado em Rio Grande da Serra em 2002, ao ar livre; mesmo adoentada, e com dificuldades para caminhar, ela foi homenageada e aplaudida no 14º Congresso, que se realizou em 2017.

Nos encontros preparatórios deste último Congresso, Dra. Gisela doou à municipalidade dois volumes encadernados com a história da Capela de São Sebastião, construída no século 16.

Na 14ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, foi homenageada e muito aplaudida. “Nossa cidade precisa ser abraçada para fazer com que ela evolua e se desenvolva para que as pessoas que vivem aqui tenham mais oportunidades”, disse à época.

Após tantas lutas e conquistas, Gisela faleceu em 9 de março de 2018. Hoje é considerada uma das principais memorialistas de Rio Grande da Serra e guardou, por pelo menos 40 anos, diversos objetos relacionados à cidade: livros, revistas, jornais e fotografias, tornando-se referência no estudo da história do município. Meses antes de falecer, Gisela estava à frente da criação de livro histórico sobre a cidade. Porém, com o agravamento de seu estado de saúde, a obra não foi concluída.

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000