Escola Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira inicia participação no Projeto Escola Sem Muros, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra

Nesta quarta-feira (5) a escola estadual Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira, em Rio Grande da Serra, iniciou sua participação no projeto “Escola Sem Muros”. A ação é uma iniciativa da empresa Nativos da Serra, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico, da Escola Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira, e tem o patrocínio da empresa Unipar/Indupa.

Um dos objetivos é levar aos alunos o conhecimento cultural e turístico da cidade e proporcionar o aprendizado através de jogos, diálogos e interatividade, nos pilares do Turismo Pedagógico, Ecoturismo e Turismo Industrial, com saídas para a Pedreira Histórica de Rio Grande e visitas à Unipar Indupa.

Inicialmente, serão contemplados cerca de 230 alunos: do 9º ano do ensino fundamental; e 1º e 3º ano do ensino médio. Os alunos serão estimulados a produzir material audiovisual de todo o projeto através de fotos e vídeos, utilizando o próprio celular. A equipe técnica do Escola Sem Muros é formada por psicopedagogo, monitores ambientais, oficineiro pedagógico, professores, profissionais de audiovisual, biólogo e turismólogo.

A metodologia usada é a de jogos pedagógicos em temas como histórias do ABC, sustentabilidade, profissões que dão certo e turismo, entre outros. O Projeto tem como principais metas, entre outras:

– Abrir o leque de perspectiva profissional e social dos alunos;

– reduzir o número de jovens em contato com as drogas;

– proporcionar lazer e interação entre professores, alunos e sociedade civil;

– divulgar Rio Grande da Serra como localidade turística.

Professores também serão beneficiados com o Projeto

Os professores, muitas vezes sobrecarregados com as demandas diárias, receberão oficinas terapêuticas e relaxamento para a saúde e bem-estar, um grande diferencial deste projeto.