Como homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado hoje – 8 de março -, nesta semana iremos lembrar de algumas das mulheres que fizeram ou fazem história em Rio Grande da Serra, iniciando com Irinéia José Midolli
Irinéia José Middolli é uma mulher à frente de seu tempo, preocupada com as necessidades das pessoas. Docente de formação, hoje está aposentada pelo Estado de São Paulo, e durante sua carreira de professora formou muitos profissionais, o que é para ela motivo de muito orgulho. Lecionou nas escolas estaduais Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira e Cassiano Ricardo.
Não podemos esquecer que também foi vereadora, sendo a primeira mulher eleita da região Metropolitana, e primeira presidente de uma Casa de Leis do Estado de São Paulo. Na sequência na década de 1970, assumiu como prefeita de Rio Grande da Serra, sendo a primeira mulher eleita pelo voto direto em tempos de governo militar.
Hoje ainda podemos usufruir de seus projetos frente ao executivo, como por exemplo: a Quadra Municipal de esportes, o 1º posto de saúde (onde hoje se encontra a polícia militar), a primeira sala de aula (na EMEB do Centro), o Centro Urbano Social (hoje escola da ETEC), as primeiras salas de aula no bairro Santa Tereza (na E. E. Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira).
Trouxe também para Cidade algumas empresas como a tênis Íris (onde hoje é localizada a empresa Massa Leve) e Pollone (onde hoje está a empresa Dura), entre outras. Participou de muitas ações sociais junto à Igreja Católica. Mesmo com poucos recursos que nossa cidade obtinha, ela conseguiu fazer grandes obras, demonstrando seu potencial de gerenciamento e visão de futuro e boa administração.
Na década de 1990, após muitos pedidos da população devido a sua administração, retorna à Câmara Municipal para mais uma vez contribuir com a cidade com seu trabalho, voltado para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Hoje ainda reside na cidade e continua a participar de projetos sociais junto à igreja. Sonha e deseja que Rio Grande, através de seus gestores e população, possam fazer uma cidade melhor, com mais oportunidades e igualdade para seus filhos riograndenses.