Dra. Gisela Leonor Saar e Professor Dr. José de Souza Martins receberam o merecido reconhecimento

A abertura do 14º Congresso de História do Grande ABC, que aconteceu, hoje (10), no anfiteatro do Complexo Educacional Primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira, em Rio Grande da Serra, foi marcada por homenagens a dois personagens que sempre contribuíram para a realização do evento: a Dra. Gisela Leonor Saar e o Professor Dr. José de Souza Martins.

Além dos homenageados, a solenidade contou com autoridades e representes das entidades organizadoras, tanto do município, quanto da região. Marcaram presença a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Professora Marilza, os Secretários Municipais, Helenice Arruda (Educação e Cultura) Gilvan Mendonça (Desenvolvimento Econômico e Turístico) e Claudia Paranhos (Verde e Meio Ambiente), além do vereador Akira.

Em seu discurso, a vice-prefeita Professora Marilza, destacou a importância de reviver memórias e conhecer a história. “Precisamos saber de onde viemos e para onde vamos. Desejo que este Congresso seja muito produtivo para todos os participantes e que vocês sirvam como multiplicadores das ideias que aqui serão debatidas”, pontuou.

Já a Secretária de Educação e Cultura, Helenice Arruda, agradeceu o empenho de todos para a realização desta edição. “É a segunda vez que Rio Grande da Serra sedia este Congresso, é uma honra para nós receber todos do Grande ABC. Bem-vindos e que os nossos três dias sejam regados de muito trabalho com responsabilidade”, completou.

Tema

“O Grande ABC que o ABC desconhece’’ é o tema do 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, que acontece entre 10 e 12 de novembro. O evento conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem por objetivo estimular a reflexão em torno da preservação da memória regional e de valorizar a riqueza histórica.

Entre temas que serão discutidos estão: “O ABC no imaginário artístico e literário nacional”, “Patrimônio: diálogos intermunicipais e regionais”, “Arqueologia das águas”, “Região: Para onde vamos? Que futuro teremos?”, “Memória e Patrimônio Religioso”, “Turismo Regional”, “Paisagem Industrial”, “Mapa dos caminhos ao longo do Vale do Rio Grande” e “Movimentos populares: a memória de quem faz história”.

Além de palestras e debates, o Congresso contará com performances artísticas, passeio turístico pelo município e outras atividades. Durante os três dias de evento, haverá a presença de historiadores, filósofos, jornalistas, professores, memorialistas e grandes nomes do meio acadêmico e histórico da região do ABC. O encontro é aberto a todos.

Serviço:

14º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC