Fundo Social de Solidariedade

O que é o Fundo Social de Solidariedade?

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Grande da Serra é um departamento, ligado a Secretaria de Governo, da Prefeitura que realiza trabalhos sociais voltados aos diversos segmentos da sociedade. Reativado em 2005, a entidade tem como Presidente a Srta Regiane Cavalcante Santos.

 

Qual o objetivo do Fundo Social de Solidariedade?

O objetivo do Fundo Social de Solidariedade é exercitar a solidariedade educativa, criando programas, projetos e ações visando o resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e emprego. Trabalhando com parcerias que tem a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.

 

Como é funciona o Fundo Social de Solidariedade?

O Fundo Social de Solidariedade possui como Presidente a Srta Regiane Cavalcante Santos, possui o conselho formado pela sociedade civil, representado por entidades da cidade. O Conselho desenvolve e avalia projetos.

 

Quais as ações do Fundo Social de Solidariedade?

Projeto VIDHA- Valorizando o Idoso e Desenvolvendo Habilidades

JORI – Jogos Regionais do Idoso – Desde 2005, Rio Grande da Serra participa ativamente nas modalidades: Atletismo, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Truco, Voleibol e Xadrez, onde nossos atletas têm oportunidade de conhecer outras cidades como: Barretos, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba (duas vezes), Caraguatatuba, Ubatuba, Praia Grande (duas vezes) e Itanhaém.

 

– Zumba para a comunidade – a atividade acontece no Salão Nobre do Fundo Social de Solidariedade com a Professora de Educação Física, Renata Orsini, as aulas são de segunda, quarta e sexta das 17h às 18h.

 

Ginástica e Dança para a Melhor Idade – Os idosos têm ginástica todas as terças das 8h00 às 9h e dança todas as quintas das 8h às 9h. Quem ministra as aulas é a Professora de Educação Física, Renata Orsini, no Salão Nobre do Fundo Social de Solidariedade.

 

Concurso de Miss e Mister Melhor Idade – Concurso realizado anualmente para eleger o casal, mais simpático e carismático, acontece sempre no mês de Maio em comemoração ao aniversário da cidade.

 

– Baile de Carnaval – Evento com a finalidade de resgatar bailes de carnavais antigos com toda sua exuberância.

 

– Outubro Rosa – Evento realizado para conscientização da prevenção do câncer de mama, para todas as idades.

 

– Novembro Azul – Evento realizado para a conscientização do câncer de próstata, específico para homens acima de 45 anos.

 

Festa Junina/Julina – com comidas típicas, danças típicas, jogos para entretenimento da comunidade.

 

– Desfile Cívico – (evento que acontece no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, onde desfilam pela Avenida Dom Pedro I, a avenida principal da cidade, os participantes da Melhor Idade, escolas municipais e estaduais, fanfarras e entidades).

 

– Festa de Natal – (todo final de ano é realizado o encerramento das atividades com uma grande festa de confraternização).

 

Passeios e atividades diversas – Teatro, cinema, parques, zoológico, museus, praias, etc.

 

 

Cursos Ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade

 

Curso de Padaria Artesanal;

Curso de Garçom;

Curso de Empregada Doméstica;

– Curso de Maquiagem.

 

– Restaurante Social Mirante da Serra– serve almoço todos os dias com cardápio bem variado, bem como salgados e cafés, num ambiente planejado e aconchegante.

 

Outras ações

O Fundo Social de Solidariedade auxilia todos os departamentos da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, no preparo de cafés, reuniões, coquetéis e eventos em geral.

Campanhas: do agasalho, arrecadação de alimentos, álcool/droga e prevenção em geral.

 

Quem Participa do Fundo Social de Solidariedade?

População em geral e voluntários.

 

Endereço: Rua do Progresso, nº700, Centro / Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 07h às 16h.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é rei-e-rainha-melhor-idade-1024x682.jpg   Carnaval   Miss e Mister        O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é fundo-social2-1024x682.jpg        Festa Julina    JORI                Zumba para arrecadacao de kit de higiene   Desfile Civico 2   

Av. Dom Pedro I, 10 - Centro, Rio Grande da Serra - SP, 09450-000