A Biblioteca Municipal de Rio Grande Serra, além de função básica de abrigar, um acervo com 6.000 livros, é um local diferenciado já que é ponto turístico do município por abrigar o histórico Bondinho da década de 30, ao mesmo tempo, que a mantém um moderno Centro de Robótica.

Por todas estas características, a biblioteca recebe, semanalmente, dezenas de visitantes, principalmente estudantes da região, que por algum motivo, chegam ao CREB (Centro de Referência Básica em Educação) para aperfeiçoar seus conhecimentos. São alunos do SENAC de Santo André (com que Rio Grande mantém parceria), das Escolas Estaduais como Carlos Guariento, Cassiano Ricardo e particular como Cristo Rei, em visitas monitoradas.
“A biblioteca é o coração do Creb, todas as demais atividades estão interligadas a ela. Receber os estudantes durante as visitas monitoras é uma honra para nós. É o incentivo tão necessário, nos dias de hoje, para as gerações futuras”, pontuou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helenice Arruda.
Além da estrutura fixa, o acervo da Biblioteca Municipal conta com material da Biblioteca Circulante, Gibiteca, sala com recurso áudio/visual, acesso aos computadores, revistas e periódicos. O prédio do Creb abriga além da Biblioteca Municipal fica localizada na rua do Progresso 253, no Centro e abriga também, a Sede da Secretaria de Educação e Cultura do município.